Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Economia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Chamada Acumulação Primitiva

Trabalho enviado por: Juliana de Queiroz Ribeiro

Data: 11/09/2005

A Chamada Acumulação Primitiva


Acumulação Primitiva foi um processo lento, iniciado no período de evolução do homem e que no decorrer dos séculos foi sendo moldado de acordo com a ambição do mesmo.

O homem aprendeu a viver da terra e a cultivá-la em beneficio próprio, é a partir deste conhecimento que começa a cumulação de bens, nessa acumulação nascerão as classes, ou seja: os dominantes e os dominados. E aí sim se inicia a verdadeira acumulação.

No sistema feudal onde os senhores feudais exploravam seus servos, a acumulação primitiva era baseada na produção por parte dos servos para beneficio seu e principalmente do senhor feudal, mas o senhorio não estava satisfeito queria mais, então o antigo processo; senhor feudal e servo agora deixará de existir e o senhorio acumulará mais terras para si, aqueles que um dia os serviram agora serão expulsos de suas casas e os que possuíam terras estas serão expropriadas. Assim os dominadores vão moldando os dominados, de acordo com suas vontades.

O homem expulso da terra, que agora será pastagem de ovelha se refugiará nas cidades em busca da sobrevivência, mais não há emprego para todos que procuram e esses se marginalizarão. Muitas leis são impostas pelos reis para que, aqueles que estejam sem trabalho sejam presos por vagabundagem e se reincidirem são mortos ou doados como escravos para quem queira os alimentar com restos de comida.Além de serem marcados a ferro como se fossem animais.

Com o acúmulo de terras para criação de ovelhas, que se tornara um negócio lucrativo com a lã, sendo o principal produto das manufaturas, a produção agrícola cai, aumentando assim o preço das mercadorias.

Assim, como foram feitas às leis para coibir os "vagabundos", também foram feitas para coibir os senhoris para que os mesmo parassem com a incorporação de terras e a derrubada de casas e igrejas que estivessem dentro de uma área equivalente a 20 acres de terra. Já nas cidades crescia o número de proletariados vindos do campo sem que tivessem direito a nada.

O novo sistema que surge, exige a subordinação da mão-de-obra que seria usada nas manufaturas. Nesse contexto de expropriação, a igreja que era dona de vastas áreas de terras, também será saqueada e aqueles que lá trabalhavam no cultivo da terra também serão expulsos, suas casas derrubadas e não haverá outra saída a não ser ir para as cidades em busca de trabalho aumentando os proletários.

A Rainha Elizabeth introduziu as chamadas Leis dos Pobres para assisti-los, porém os proprietários de terras reuniram-se para discutir sobre estas leis e formularam uma estratégia para se eximirem da responsabilidade da mesma, planejaram que só será ajudado aquele que queira se deixar encarcerar nas celas construídas nas igrejas.

Os pobres eram encarcerados para serem alugados através de cartas que fixavam um valor mínimo para o arrendamento, esta foi a ajuda que fora dada aos pobres.

A acumulação por parte dos senhoris foi tamanha que tanta as terras dos pequenos proprietários, terras comunais, da igreja e até mesmo do Estado foram anexadas aos grandes feudos. Com a expropriação das terras centralizando o poder de produção nas mãos de poucos, que usavam de forma vantajosa para elevar os preços dos meios de subsistência deixava o pobre cada vez mais a mercê dos mesmos.

Agora o pobre que já não tem mais a terra para trabalhar em prol de seu sustento tenta nas cidades um emprego assalariado, e agora terá que ir ao mercado comprar aquilo de que necessita.

Para piorar a situação dos antigos servos, ou seja, homens livres estes são obrigados a servirem o...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town