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Design de Luzes

Trabalho enviado por: Bruno Alexandre Miranda Lobo

Data: 21/08/2014

 

DESIGN DE LUZES

CRIANDO NOVAS FORMAS PARA A MODA

 

 

 

 

 

 

 

 

Área de concentração:

Design de superfícies.

 

 

Design de superfícies, consiste na criação de imagens bidimensionais, projetadas especificamente sobre superfícies de revestimentos. O processo criativo é voltado para aplicação na indústria, basicamente nas áreas: têxtil, de papelaria, cerâmica e materiais sintéticos.

 

 

Suporte: tecido para aplicações de estampas localizadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa definida pelo órgão internacional competente, que é o International Council Design of Societies of Industrial Design / ICSID, conceito também adotado pelo Programa Brasileiro de Design.

 

 

 

 

 

 

 

Partimos da percepção de que a moda se configura como um universo, que exerce um verdadeiro fascínio, mobiliza a mídia impressa e eletrônica, atraindo pessoas de todos os gostos e tribos.

 

 

Foi através deste fato, que surgiram as primeiras idéias de como poderíamos estreitar a inter-relação entre design gráfico e moda.

 

 

Escolheu-se trabalhar com estamparia, segmento este de maior visibilidade e atribuições aos adeptos e apreciadores de moda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrição do projeto

 

 

Propõe-se uma coleção de 9 (nove) estampas localizadas, que abordam elementos iconográficos que marcaram a década de 60.

 

 

 

 

*  Automobilismo;

*  Álcool e tabaco;

*  Negócios e indústria;

*  Entretenimento;

*  Produtos de consumo;

*  Beleza e moda;

*  Comida e bebida;

*  Viagens e turismo;

*  Utensílios do lar.

 

 

 

Relações: Tópicos X Luminous X Década de 60

 

 

 

 

*  Automobilismo;

Suas estruturas metalizadas com seus para choques cromados em meio aos diversos tipos de cores, e seus motores V8 cilindros a 180 milhas/hr e uma só luz.

 

 

*  Álcool e tabaco;

Sensações de prazer e status. Se sentir uma estrela, cheia de glamour e brilho não é para qualquer um.

 

 

*  Negócios e indústria;

A tecnologia ao nosso alcance. Máquinas que realizam sonhos, que criavam desejos, novas brilhantes idéias.

 

 

*  Entretenimento;

Lazer. O que nos faz relaxar, o que nos faz sentir criança. O espírito lúdico volta à tona, os brinquedos e as lembranças.

 

 

 

*  Produtos de consumo;

O que as máquinas produzem, o que nos possuem, o que nos encanta, o que nos vicia. Queremos muito. O mais bonito, o que for brilhante.

 

 

*  Beleza e moda;

Sempre muita beleza e charme. Muito Glamour e brilhos multifacetados que se incorporam  a desejos e magias.

 

 

*  Comida e bebida;

Gula nem sempre se mistura com beleza, mas uma boa comida um belo vinho tem lá o seu lugar.

 

 

*  Viagens e turismo;

Quanta luz, dentre tantas avenidas. Seus pontos turísticos suas pontes sinuosas e estatuetas, seus romantismos e seus segredos.

 

 

*  Utensílios do lar .

Novas formas quadradas e redondas. Geometrismo bidimensional e apreciações sem fim de desejo de consumo.

 

 

 

Identidade Conceitual

 

 

 

 

O tema da coleção é Luminous, cujo significado é: (iluminar) -

1. Derramar luz sobre; alumiar. 2. Tornar mais lúcido; ilustrar.

3. Sonho, devaneio.

(Fonte: Dicionário Aurélio).

 

O nome Luminous está diretamente ligado ao vintage, ao retrô, às luzes e ao brilho, elementos bem característicos da época. Combinavam som, luz e emoção. A audiência movia-se pelo espaço livre, dançando, escutando e observando as projeções artísticas luminosas, através de pigmentos em movimentos  que criava uma luz expressionista e de cores que se fundiam.

 

 

Objetivos

 

 

 

 

Objetivo geral: Estreitar a inter-relação entre o Design Gráfico e a moda.

 

 

Objetivo específico: A criação de novas possibilidades técnico-gráficas, oferecendo recursos específicos do campo de atuação, transpondo imageticamente elementos para uma coleção.

 

 

 

 

Justificativa

 

 

O mercado de estamparia na moda é um nicho que a cada dia se amplia mais, favorecendo o designer gráfico. Com esse crescimento, há uma maior necessidade de um profissional especializado que explore uma melhor colocação do design, com recursos e técnicas específicos do campo de atuação.

 

 

 

 

E cada peça...

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