Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Desenho Industrial

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

Desenho Auxiliado por Computador

Trabalho enviado por: Emerson Ricardo

Data: 22/04/2003

ENSAIOS PARA UM TRABALHO DE PESQUISA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA CAD (DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR)


1 - INTRODUÇÃO

1.1 - ORIGEM DO TRABALHO

Este trabalho relaciona a função de Planejamento do Processo Assistido por Computador , integrando-as no sistema de manufatura de um ambiente industrial. Novos conceitos e ferramentas computacionais tem surgido destinados à área de programação e controle da produção e do planejamento do processo assistido por computador, o que salienta a importância atribuída a estas funções e ao crescente aproveitamento dos avanços da informática. O planejamento, a programação e o controle da manufatura em conjunto ao planejamento do processo têm um papel fundamental na competitividade das empresas com produção em ambientes job-shop (produção sob encomenda). A função de planejamento, programação e controle da produção integrado ao planejamento do processo assistido por computador possuem influências sobre fatores vitais de competitividade, a saber:

  • prazo de entrega: a administração adequada dos prazos de entrega influenciam os custos, a utilização da capacidade dos recursos, o prazo melhor de concorrência e até mesmo o próprio não cumprimento do prazo de entrega;
  • custos: responsabilidade sobre a melhor utilização de equipamentos, necessidade de hora extra, aumento de produtividade, etc, que afetam diretamente os custos produtivos;
  • diversidade de produtos e ciclo de vida: a existência de produtos diversos exige uma maior complexidade ;

A programação e controle da produção e o planejamento do processo devem ter uma atuação condizente com os objetivos globais da empresa, pois são responsáveis pela execução de curto prazo da produção, onde em última instância é gerado o lucro da empresa de manufatura. Dessa forma, acaba se estabelecendo uma relação íntima entre a programação e controle da produção com o planejamento do processo propriamente dito.

Em busca de capacitação tecnológica para aumentar a produtividade, flexibilidade e reduzir os prazos e custos, muitas empresas adquirem ferramentas computacionais, tais como CAE/CAD/CAPP/CAM/MRP, principalmente para setores de engenharia. A maior dificuldade desta prática consiste em integrar estas soluções, minimizando a redundância e a superposição de atividades. Esta integração é muito delicada e requer cuidados especiais para tratamento e troca de dados. Algumas empresas optam pela adoção de pacotes, que giram em torno das atividades de planejamento e controle da produção e do chão-de-fábrica, tentando abranger todas as atividades da empresa. Um problema desta opção é a integração destas soluções com ferramentas computacionais isoladas como CAE, CAD, CAPP, CAM, etc., para suportar atividades que não são atendidas por esses pacotes integrados.

Este problema se deve à falta de um modelo de referência para o desenvolvimento de soluções integradas. As tentativas de se obter um modelo padronizado ainda são teóricas e não conseguem satisfazer as concepções de diferentes fornecedores de software.

Procura-se aqui, apresentar uma proposta de integração das ferramentas ,considerando-se os requisitos dos processos da manufatura e desenho auxilado por computador (CAD).

A programação e controle da produção e o planejamento do processo consistem em áreas inovadoras e férteis para pesquisas, tendo em vista que recentes desenvolvimentos da engenharia de software e da tecnologia de informática abrem novos horizontes de pesquisas para a integração entre a programação e controle da produção e o planejamento do processo.


1.2 - FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

As indústrias têm enfrentado nos últimos anos, uma série de desafios impostos pelo mercado. Existe uma constante necessidade de aumentar a produtividade, reduzir custos, minimizar estoques e, conseqüentemente, aumentar a produtividade. Para isto é necessário estruturar o processo produtivo de modo a aumentar a sua eficiência e flexibilidade, o que leva à implantação de estratégias de manufatura integrada por computador .

O sucesso das indústrias na implantação de estratégias depende, em grande parte, de sua capacidade de gerenciar o fluxo de informações de forma eficiente. De pouco vale ter uma série de procedimentos bem definidos se eles não estão disponíveis para o pessoal no local e no momento em que são necessários. Outro assim, não adianta dispor dos mais modernos equipamentos de automação de processo se os programas necessários para adequá-los aos diversos planos de produção não estiverem disponíveis. Da mesma forma, o registro e o processamento das informações para controle de qualidade serão mais úteis na medida em que estiverem automatizadas e integradas a outras informações.

Uma rede de microcomputadores dotados das ferramentas de software adequadas, pode solucionar muitos destes problemas, rápida e simplesmente, e com um custo de implantação acessível à maioria das indústrias.

Utilizar um sistema como este significa que, em cada trabalho realizado, haverá o planejamento, a programação e controle da produção, informações de ferramentas, plantas detalhadas, e programas CNC, desenhos de peças e ou/ de ferramentas scanneadas para demonstrar como o trabalho é realizado, página de texto com roteiro de operações , um detalhamento dos parâmetros de comunicação e uma interface amigável para o operador.
Com isso se estará implantando e adequando a indústria a um ambiente flexível, resultando sem dúvida, em condição essencial para se manter competitiva no mercado atual.


1.3 - OBJETIVOS DO TRABALHO

Este trabalho tem como objetivo geral, verificar qual o impacto causado no ambiente de trabalho com a implantação de um sistema de informação de gerenciamento de projetos, exemplificando na área de desenhos auxiliados por computador(CAD).

Como objetivos específicos espera-se promover os requisitos:

  • tratar com segurança os dados entre o planejamento e controle de produção e planejamento do processo;
  • demonstrar a importância das integrações em ambiente de chão-de-fábrica.


1.4 - RESULTADOS ESPERADOS

Em decorrência do trabalho espera-se poder ampliar as expectativas do ambiente de da indústria no que tange a:

  • aumento da capacidade industrial e da competitividade da empresa;
  • constituição de um forte potencial de racionalização, permitindo a integração de dados e processos e aumentando a velocidade e a consistência na comunicação da engenharia de projetos, administração e chão-de-fábrica;
  • permitir a redução ( ou, na melhor situação, a eliminação) da redundância de dados presente em ambientes que utilizam sistemas arcaicos (desenhos desenvolvidos e efetuados em sistema manual);
  • agilizar o processo de tomada de decisão utilizando o CAD como ferramenta;.


1.5 - ESTRUTURA DO TRABALHO

Este trabalho divide-se em 5 capítulos. No primeiro são apresentados a origem do trabalho, os objetivos, sua estrutura, a definição do problema e resultados esperados. No segundo capítulo, é feita uma revisão bibliográfica através do levantamento do estado da arte dos assuntos diretamente tratados e relacionados à pesquisa. No terceiro capítulo são descritos os recursos de tecnologia utilizados para a integração dos softwares utilizados na simulação do presente trabalho. No quarto capítulo é mostrado o modelo proposto, seguindo-se do capítulo que trata da aplicação prática do mesmo. No último capítulo apresenta-se as conclusões do trabalho com as devidas sugestões para futuros...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town