Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Contabilidade

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Tag Cloud

Nenhuma tag encontrada.

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Análise de Ciclo de Vida (ACV)

Trabalho enviado por: Anônimo

Data: 08/05/2015

A Análise de Ciclo de Vida (ACV)


O termo ACV, ou em inglês, "Life Cycle Assessment" (LCA) foi utilizado primeiramente nos Estados Unidos da América (EUA) em 1990. A designação histórica para estes estudos de ciclo de vida ambiental, utilizados nos EUA desde 1970, era “Resourse and Environmental Profile Analysis”(
REPA), (Hunt e Franklin, 1996).
Em 1992 foi formada a Sociedade para a Promoção do Desenvolvimento de Ciclo de Vida (SPOLD), com a missão de juntar recursos, para acelerar o desenvolvimento da metodologia ACV como uma abordagem de gestão aceite para ajudar na tomada de decisão (Hindle e Oude, 1996).
A Análise de Ciclo de Vida (ACV) é a compilação e avaliação das entradas, saídas e dos potenciais impactes ambientais de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida.
Segundo Barbieri (2004, p. 146) o ciclo de vida que interessa à Gestão Ambiental refere-se aos aspectos ambientais de um bem ou serviço em todos os seus estágios. Iniciando desde as origens dos recursos do meio ambiente até a disposição final dos residuos de materiais e energia após o uso, passando por todas as etapas intermediárias.
Analisando a produção de qualquer produto dentro desta estrutura pode-se desenvolver um conjunto de fases que poderão compor a ACV. Essas fases são:
a) Análise da entrada de matérias primas em um processo de produção;
b) Análise do processamento ou preparo das matérias primas para o uso em um processo;
c) Análise do processo de produção;
d) Análise do processo de embalagem;
e) Análise do processo de transporte e distribuição;
f) Análise da recuperação de resíduos e produtos secundários;
g) Análise de administração de resíduos.
A ACV dos produtos está discriminada conforme a Figura , abaixo.

1

Num estudo ACV de um produto ou serviço, todas as extrações de recursos e emissões para o ambiente são determinadas, quando possível, numa forma quantitativa ao longo de todo o ciclo de vida, desde que "nasce" até que "morre" - “from cradle to grave”, sendo com base nestes dados que são avaliados os potenciais impactos nos recursos naturais, no ambiente e na saúde humana.
O processo ACV é uma sistemática abordagem baseada composta por quatro componentes: definição de objetivos e âmbito; análise de inventário; análise de impacto; e, interpretação dos resultados, como se ilustra na Figura abaixo. (ISO 14040: 1997).

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town