Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Contabilidade

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade


Publicidade

Accountability

Trabalho enviado por: Roberto

Data: 30/06/2006

ACCOUNTABILITY


A década de 80 assistiu a um movimento geral de reformas de Estado e reformas administrativas em diversos países, que pode, resumidamente, ser expresso em termos de dois objetivos básicos: redução do déficit público e diminuição do crescimento do setor estatal. Os governos destes países realizaram uma tentativa de mudança, tanto da dimensão institucional quanto da ideológica, visando a uma reorganização do setor público: mudança institucional no sentido de que seria necessário alterar tanto a estrutura como o funcionamento do setor público, possibilitando um acréscimo de sua autonomia, maior eficiência na consecução dos resultados, e ao mesmo tempo e em contrapartida, um maior controle daquele setor por parte da sociedade. Na dimensão ideológica, por representar uma mudança no paradigma que tem orientado a burocracia estatal: a chamada "burocracia weberiana" deveria dar lugar a uma "burocracia gerencialista", com a conseqüente introdução de práticas típicas de mercado na administração pública.

O Brasil também acompanhou esta onda de reformas e a Reforma do Estado brasileiro, nos anos 90, apresentou novos paradigmas para a administração pública, a fim de reduzir o tamanho do Estado, mediante processos de publicização, privatização e terceirização, e aumentar tanto a capacidade financeira e administrativa do setor público de implementar as decisões políticas tomadas pelo governo, como a capacidade política do governo de intermediar interesses, garantir legitimidade e governar.

Os novos modelos, ao promoverem mudanças no desenho e nas atribuições do Estado, exigiram a reestruturação dos processos internos de atuação dos órgãos de controle, cobrando dessas instituições uma postura mais orientada para o exame dos resultados da ação pública...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town