Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Contabilidade

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade


Publicidade

A valoriza? da conduta ?ca do profissional cont?l no exerc?o da profiss?

Trabalho enviado por: Neuza Vicentini

Data: 27/08/2010

1 INTRODUÇÃO

Alguns historiadores calculam que os primeiros sinais da existência da Contabilidade, surgiram quando o homem primitivo passou a contar o produto de sua caça, pesca e mais tarde, seus rebanhos. Com o aparecimento da moeda e a invenção da escrita, leitura e cálculo simples, o homem deu início às regras iniciais de Contabilidade. Calcula-se, então que a Contabilidade é uma ciência tão remota quanto o homem que pensa.
Com o aparecimento das primeiras firmas, segundo Sá (2008), surgiram também os primeiros guarda-livros - pessoas que se dedicavam à escrituração das firmas. Cuidavam da Contabilidade elaborando balanço, registrando crédito e débito, e apurando lucro ou prejuízo, entre outras atividades, ou seja, desempenhavam as funções básicas da Contabilidade, sem, entretanto, ter a habilitação profissional para o exercício pleno das atividades inerentes a Ciência Contábil.
É evidente, que o lucro em uma empresa, constitui um bem inestimável, tanto para o proprietário como para os que dela dependem, enquanto o prejuízo é, pelas mesmas pessoas, um acontecimento totalmente indesejável. O contador é a peça fundamental para isso (sucesso ou prejuízo) acontecer. A partir disso optou-se, para esse estudo, o tema - A valorização da conduta ética do profissional contábil no exercício da profissão.
Com todo o avanço da Tecnologia, em nenhum momento, as empresas, podem prescindir do contador, que antes de tudo, precisa ser ético, se desejar alcançar elevados padrões de qualidade e de eficiência profissional que o mercado moderno requer.
Embora o Brasil tenha bons empreendedores, ainda existem empresas que fracassam por falta de preparo ou de apoio adequados, principalmente de um contador que oriente, calcule e favoreça com dados éticos uma decisão correta. Este quadro leva à seguinte problemática: Qual a importância da valorização da conduta ética do profissional contábil no exercício da profissão?
É notório que a conduta de um só profissional, qualquer que seja a sua especialidade e atuação, pode engrandecer ou denegrir a imagem de toda uma categoria profissional. Hoje as empresas encontram-se em um contexto de grande competitividade onde as informações contábeis resultam num fato de suma importância para sua sobrevivência (LISBOA, 2007, p.94). A partir disso,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town