Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Cinema

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade



Publicidade

Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

Trabalho enviado por: Jefferson Domingos de Assunção

Data: 09/08/2010

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade:
O poder expressionista da fotografia estática e em movimento

Belo Horizonte
2009

Proposta

Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam as formas de enxergar o mundo vem chocando as pessoas, considerando assim, que o expressionismo quase sempre esteve presente de algum modo no cinema. Como exemplo de choque causado pelo mesmo podemos citar a exibição do filme A chegada de um trem à estação, dos irmãos Auguste e Louis Lumière, no Grande Café de Paris em 1895, na qual muitos espectadores abandonaram a sessão correndo com medo do trem visto no telão atropelá-las. Esse dito estranhamento passou pelas deformações propostas pelo Expressionismo Alemão na década de 1920 e até hoje há cineastas que se utilizam de uma linguagem altamente expressionista, quer seja através do enredo de seus filmes, do figurino, da cenografia, da fotografia, da maquiagem, da direção de arte, bem como da própria mise en scène. Assim, produziremos uma instalação de modo a representar imagens que demonstrem as já citadas características presentes em vários filmes, desde os primórdios do cinema até os dias de hoje.
Além disso, procuraremos confirmar o quão o expressionismo está presente no dia-a-dia, entrando, assim, no tema geral do próprio TIDIR e procurando mostrar como cada pessoa vê a realidade à sua volta de formas distintas. Tal instalação foi proposta pelo professor orientador do TIDIR, além de, segundo a concepção de nosso grupo, ser uma forma bastante usual de demonstrar o conceito pelo qual estamos partindo, ou seja, o de que o expressionismo quase sempre esteve presente no cinema, quer seja como movimento, quer seja como estética e que, além de tudo, ele está presente na sociedade de forma subjetiva.

Conceituação

O TIDIR de nosso grupo consistirá em demonstrar, principalmente, que o expressionismo não foi apenas um movimento das artes que migrou para o cinema no início do século XX, mas que também pode ser entendido como uma forma particular de ver o mundo de cada um. Assim, nos próximos parágrafos, procuraremos estabelecer uma objetiva...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town