Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Exatas > Engenharia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade


Publicidade

A Fibra Óptica e suas Aplicações

Trabalho enviado por: João Alberto

Data: 09/03/2006

A Fibra Óptica e suas Aplicações

CAXIAS-MA

2005


APRESENTAÇÃO

O presente trabalho é um projeto de monografia que tem como tema: "A Fibra Óptica e suas aplicações". O mesmo deverá ser apresentado à comissão julgadora da UEMA, cumprindo-se assim uma exigência curricular para a conclusão do curso de licenciatura em Ciências com Habilitação em Física.

No presente estudo, de caráter bibliográfico e experimental, procuramos fazer algumas reflexões em relação aos saberes e tendências evolucionistas da ótica nos nossos meios do princípio óptico para o desenvolvimento social.


OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS

Descrever o Histórico e evolução da comunicação Óptica, explicando como se processa a transmissão de dados através da Fibra Óptica

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Detalhar o principio de funcionamento da Fibra Óptica na comunicação

Citar a utilização do principio da Fibra Óptica aplicado à medicina.


JUSTIFICATIVA

Quando em 1678 Christian Huygens modelou a luz como uma onda e Jonh Tyndal em 1926 mostrou a Royal Society que a luz se curva para acompanhar um esguicho d’água eles já queriam mostrar que em 1950 começam a surgir o uso de uma casca em volta de uma fibra para guiar a luz. Os primeiros "fibrescopes" foram desenvolvidos, mas o custo ainda é proibitivo.

A Fibra Óptica nos últimos anos vem sendo utilizada na comunicação barateando o acesso à mesma, daí a importância da escolha do tema para este trabalho.

Através deste trabalho, tenta-se explicar a estrutura interna desse mecanismo de comunicação no intuito de diferenciar-se do sistema convencional que ainda é utilizado, para que no futuro possa-se aplicar este conhecimento para o bem da humanidade.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Após o surgimento dos famosos cristais venezianos, a Renascença em 100 a.C. vidros de qualidade óptica propôs os princípios da fibra óptica conhecidos desde a Antiguidade e estão sendo utilizados nos dias de hoje com maior intensidade.

Desde de 1678 quando Cristian Huygenes modelou a luz como onda modelou-se um principio de utilização nos diversos campos da ciência. Em 1876 Graham Bell desenvolveu o telefone analógico e passou a se pensar na comunicação óptica. (HALLIDAY,2000).

Entender a estrutura das Fibras Ópticas essencial, pois se quisermos compreender como as transmissões são processadas até...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town