Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Nutrição

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade



Publicidade

- A INFLU?CIA DA MODERNIDADE NOS HBITOS ALIMENTARES IND?ENAS -

Trabalho enviado por: Francisca Nayara Dantas Duarte

Data: 27/08/2010

UNIPB FACULDADE UNIDA DA PARAÍBA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
PROFESSOR: JOSEMAR BANDEIRA
- A INFLUÊNCIA DA MODERNIDADE NOS HÁBITOS ALIMENTARES INDÍGENAS -
Francisca Nayara Dantas Duarte
João Pessoa PB
Abril/2009

SUMÁRIO

1. Introdução
1.1. Justificativa
1.2. Levantamento do Problema
1.3. Objetivos
1.3.1. Objetivo Geral
1.3.2. Objetivos Específicos
2. Revisão de Literatura
2.1. Capitulo I A tradicional alimentação indigena
2.2. Capítulo II A influencia indígena na alimentação brasileira e as mudanças ocorridas no perfil alimentar desse povo
3. Metodologia
3.1.Universo da pesquisa
3.2. Amostra
3.3. Coleta de Dados
4. Análise e interpretação dos dados
4.1. Perfil dos entrevistados
4.2. Discussão do primeiro objetivo
4.3. Discussão do segundo objetivo
5. Conclusão
6. Referência Bibliográfica

1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa propõe-se a relatar a experiência vivida na aldeia indígena localizada no município de Baía da Traição. A mesma teve o intuito de conhecer e compreender os hábitos alimentares praticados por esses habitantes.
Tratando-se sobre alimentação indígena, o primeiro depoimento sobre o assunto, é a carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Cabral, que relata o comportamento alimentar dos ameríndios. Antes do início da colonização, os indígenas apresentavam no que diz respeito à forma de economia alimentar, um aspecto geral comum: a atividade coletora. Nossos índios viviam às custas da natureza, coletando plantas, animais da terra, do mar ou dos rios. A alimentação vegetariana teve, sem dúvida, um enorme papel e foi da coleta de frutos que alguns índios, dentre os quais os tupis-guaranis, passaram à arboricultura e, mais tarde, a uma agricultura rudimentar. Essa incipiente agricultura exigia que eles estivessem sempre mudando de terra. Daí o nomadismo tupi, sempre emigrante à procura de terras férteis. Mas os índios não viviam apenas de vegetais. A caça e a pesca eram importantes atividades de subsistência. Os antigos tupis eram considerados exímios caçadores e pescadores e possuíam significativo equipamento para tais atividades, principalmente o arco e flecha. (RECINE, 2008).
Historicamente, as sociedades indígenas brasileiras passam por acelerado processo de mudanças sócio-culturais e econômicas, uma vez em contato permanente com a sociedade nacional. Tais mudanças repercutem diretamente sobre os hábitos alimentares e o estado nutricional desses grupos, principalmente durante o processo inicial de inserção na economia de mercado regional. Em decorrência disso, atividades básicas de subsistência tendem a ser parcial ou totalmente abandonadas, levando à redução na variabilidade alimentar e maior dependência em produtos industrializados. Portanto, populações indígenas constituem grupos de alta vulnerabilidade para a ocorrência de desnutrição protéico-energética, além de outras carências nutricionais. (SANTOS, 1991).

1.1. Justificativa

Com a modernidade as mudanças culturais foram acentuadas, inclusive nos costumes de vida dos habitantes da Baía da Traição. A maioria dessas modificações ocorreu nos hábitos alimentares, devido à modernização e constantes mudanças quem vem a acontecer nas sociedades em geral. A praticidade e facilidade ao acesso do alimento vêm transformando as rotinas diárias desses indígenas, certos costumes foram abolidos com o passar dos tempos, enquanto outros, apesar de algumas reformas, permanecem. Para nós, enquanto acadêmicos de Nutrição, existe uma real necessidade de conhecer as principais transformações ocorridas no padrão alimentar e através dele prever, as possíveis conseqüências do perfil alimentar desses...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town