Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Nutrição

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Tag Cloud

Nenhuma tag encontrada.

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade


Publicidade

A HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR E A GASTRONOMIA COMO INSTRUMENTOS NO TRATAMENTO CLÍNICO.

Trabalho enviado por: Simara Lopes

Data: 21/08/2014

A HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR E A GASTRONOMIA COMO INSTRUMENTOS NO TRATAMENTO CLÍNICO.
Introdução
Nas épocas de guerra os hospitais eram considerados como locais para “depósitos de pessoas” que estavam prestes a morrer ou que precisavam ser isoladas do resto da população para evitar o contágio de doenças possivelmente transmissíveis e neste contexto a preocupação com a comida era nula. Posteriormente, com a criação de hospitais de caridade, a alimentação era ofertada com o intuito de minimizar possíveis danos a saúde e por isso as refeições eram servidas sem sal, sem gordura e sem tempero.
O aspecto nutricional do paciente hospitalizado foi enfatizado na década de 1970, quando se constatou a alta incidência de desnutrição intra-hospitalar e seu impacto na morbidade e mortalidade (BLACKBURN et al., 1977). Os métodos para diagnóstico e tratamento da desnutrição hospitalar foram então aperfeiçoados, sem desencadear, todavia, uma correspondente preocupação com a alimentação hospitalar. 
Atualmente, a realidade é bem diferente e inclui o conceito de nutrição clínica pela atuação de uma equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN), comissão obrigatória por lei que deve ser formada por pelo menos um médico, um nutricionista, um enfermeiro e um farmacêutico. Com o objetivo de prevenir e tratar a desnutrição em ambiente intra-hospitalar, a EMTN é a porta de entrada para implantação de processos relacionados à gastronomia hospitalar e embasa seus argumentos em tantos estudos que relacionam desnutrição a aumento da morbi-mortalidade e dos custos da internação e a outros estudos que associam o impacto econômico do desperdício alimentar em hospitais públicos e privados. 
Referencial...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town