Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Medicina

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DO OMBRO DOLOROSO

Trabalho enviado por: Lucas Amaral

Data: 09/08/2010

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – INCISA
INSTITUTO MINEIRO DE ACUPUNTURA E MASSAGEM – IMAM
Programa de Pós- Graduação Lato Sensu em Acupuntura
Curso de Especialização em Acupuntura

A UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DO OMBRO DOLOROSO

RESUMO: Ombro doloroso é uma síndrome caracterizada por dor e impotência funcional de graus variados, que acomete estruturas responsáveis pela movimentação do ombro, incluindo as articulações, tendões e músculos, ligamentos e bursas.
A estes sintomas se agregam àqueles que caracterizam transtornos ou afecções locais ou a distância de implicações etiopatogênicas no aparecimento da síndrome.
As alterações energéticas e fisiopatológicas do processo de adoecimento iniciam-se sempre com o desequilíbrio energético entre o Yang e o Yin. As desarmonias energéticas que afetam o homem podem ter como causas fatores externos ou internos que agem de tal maneira que quebram o ciclo das ligações e das circulações energéticas entre as diferentes partes do corpo.

Palavras-chave:, Acupuntura, Ombro Doloroso, Ombro congelado, Fisioterapia

ABSTRACT: Painful shoulder is a syndrome characterized for pain and functional impotence of varied degrees, that acomet responsible structures for the movement of the shoulder, including the joints, tendões and muscles, ligaments and bursas. To these symptoms if they add in the distance to that they characterize place upheavals or problem or of etiopatogênicas implications in the appearance of the syndrome. The energy and fisiopatológicas alterations of the adoecimento process always initiate with the energy disequilibrium between the Yang and the Yin. The energy disharmony that affects the man can have as causes external or internal factors that act in such way that they break the cycle of the linkings and the energy circulações between the different parts of the body.

Key words: Shoulder pain, Acupuncture, Frozen Shoulder, Physiotherapy

SUMÁRIO

Introdução
Metodologia
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia

INTRODUÇÃO

A agitada atividade da vida diária e ainda o envolvimento laboral, originam no cidadão comum, compromissos de crescente complexidade no ombro, que exigem nos dias de hoje, atitudes de diagnóstico e tratamento determinantes. Em termos absolutos, o numero de doentes com patologia do ombro tem vindo a crescer de modo significativo, dando origem não só a uma elevada morbilidade, mas e também, a consequentes custos sociais associados. Eleva-se pois não só o consumo de consultas, de exames imagiológicos, de medicamentos e tratamentos vários, mas também o numero de dias de sofrimento e mesmo até de ausência ao trabalho e envolvimento na vida familiar. As razões do sofrimento destes últimos doentes, são várias, mas a maior parte das vezes estão relacionadas com gestos de desempenho diários, que obrigam ao uso frequente e muito repetido dos membros superiores, originando microtraumatismos de repetição.
O ombro é formado por três articulações (gleno-umeral), acrômio-clavicular e esternoclavicular e uma região de deslizamento entre a escápula e região torácica, que são essenciais para todos os tipos de movimentos realizados pelo ombro. O principal grupo muscular responsável pela...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town