Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Fisioterapia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Construção do Movimento Voluntário

Trabalho enviado por: Vivian Regina Soares

Data: 22/04/2003

A Construção do Movimento Voluntário


CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS

O movimento pode ser classificado em três categorias: de estabilidade ou equilíbrio, de locomoção e de manipulação.

O ser humano necessita dominar essas três categorias para interagir eficientemente com seu meio-ambiente.

Movimentos de estabilidade ou equilíbrio: referem-se à capacidade da criança manter partes do corpo, e/ou o corpo todo em postura adequada contra a gravidade. A seqüência progressiva do desenvolvimento de estabilidade ocorre obedecendo ao princípio de desenvolvimento céfalo-caudal e próximo-distal. Assim a criança desenvolve primeiramente o controle da cabeça e pescoço deitada, seguido do controle do tronco na posição sentada, e, finalmente, da bacia e membros inferiores, na posição de pé. As habilidades motoras incluídas nesta categoria de movimentos são: movimentos de braços e pernas (axiais), de posição invertida (ficar de cabeça para baixo), rolamento do corpo, deslocamentos com parada, equilíbrio sobre um pé, andar sobre a barra, flexionar e estender.

Movimentos de locomoção: referem-se à capacidade da criança de se locomover em seu meio-ambiente. A locomoção não se desenvolve independentemente da estabilidade, e sim, conjuntamente. A seqüência de seu desenvolvimento se dá primeiramente no sentido horizontal (arrastar-se, engatinhar) para posteriormente dar-se no sentido vertical. As habilidades motoras de locomoção são: andar, correr, salto horizontal, salto vertical, salto de uma altura, saltitar, galopar, subir e descer.

Movimento de manipulação: referem-se à capacidade de desenvolver as habilidades de alcançar, pegar e soltar as coisas com as mãos, fornecendo condições à criança de contatar com objetos nomeio ambiente. As habilidades motoras manipulativas são: arremessar, receber com as mãos, chutar, rebater, rolar, driblar, receber com os pés, volear.


FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR

O processo de desenvolvimento motor revela-se primariamente através de mudanças no comportamento do movimento. Crianças da pré-escola e do primeiro grau estão primariamente envolvidas em aprender como se mover de modo eficiente.

Nós somos capazes de perceber diferenças desenvolvimentais em seu comportamento motor, causados por fatores biológicos e ambientais, através da observação de mudanças no processo(forma) e no produto(performance). Entretanto, um significado primário pelo qual o processo de desenvolvimento motor pode ser visto é através do progressivo desenvolvimento das habilidades de movimento. Uma variedade de fatores cognitivos, afetivos e psicomotores influenciam e são influenciados pelo desenvolvimento das habilidades de movimento e são merecedores de estudo.


FASE DE MOVIMENTOS REFLEXOS

O primeiro movimento feito pelo feto é um movimento reflexo. Esses movimentos involuntários, controlados subcorticalmente formam a base para as fases do desenvolvimento motor. Através da atividade reflexa a criança obtém informações sobre o meio-ambiente. As reações da criança ao toque, luz, sons e mudanças de pressão dispara atividade de movimentos involuntários. Esses movimentos involuntários, combinado com uma crescente sofisticação cortical nos primeiros meses de vida, tem uma importante função ajudando a criança a aprender mais sobre seu corpo e sobre o mundo externo. Os movimentos reflexos dividem-se em 2 grupos: reflexos primitivos e reflexos posturais. Os Reflexos são mudanças involuntárias no tônus muscular causadas por certos estímulos ou condições. Estas mudanças podem passar desde quase despercebidas, até mudanças súbitas na tensão muscular levando a movimentos indesejados das partes do corpo. Os reflexos são a primeira forma de movimento humano e eles são um aspecto interessante do processo de desenvolvimento motor.

Os reflexos estão presentes em todos os fetos, neonatais, e bebês em maior ou menor grau. Eles são reações involuntárias às várias formas de estimulação externa. Algumas condições para se considerar reflexos: estereotipados, sempre exibidos por causa de uma estimulação, involuntários (não-intencional)

Os reflexos são divididos por diversos autores como - Reflexos primitivos (de sobrevivência) e reflexos posturais (reações posturais).

  • Os reflexos primitivos são inibidos antes do aparecimento de seus parceiros, os movimentos voluntários
  • Os reflexos posturais ou reações posturais (precursores dos movimentos voluntários - 9 e 15 meses)

As reações ou reflexos posturais são padrões de movimento automático que substituem os reflexos de acordo com um tempo biológico inato. Muitas reações permanecem por toda a vida a agem como proteção do corpo e para manter o equilíbrio.

Como o SNC amadurece, as reações automáticas e padrões de movimentos espontâneos voluntários emergem para eliminar o controle dos reflexos sobre o tônus da musculatura. Quanto mais praticado um ato voluntário específico, mais eficientemente suprimida a atividade reflexa.

Quando o SNC está danificado, atrasos freqüentemente ocorrem na integração dos reflexos, na emergência das reações posturais e no movimento voluntário.

Recém-nascidos não têm controle motor porque cada posição elicia um reflexo. Na posição prono os bebês ficam flexionados na posição fetal (tônus flexor dominante: por causa estimulação tátil causada pela superfície, os músculos anteriores contraem causando a flexão. O movimento para uma posição supina causa a musculatura extensora da superfície posterior contrair automaticamente; é chamado tônus extensor dominante.

Reações posturais são respostas automáticas à estimulação sensória que age para manter as partes do corpo em alinhamento, manter o equilíbrio, e prevenir lesões. Algumas reações surgem para substituir reflexos, mas outras são únicas e aparecem entre os 2 e 18 meses. Com poucas exceções estas reações permanecem pelo resto da vida.

3 categorias de reações:

a) Endireitamento - ajustamentos da cabeça e tronco

b) Paraquedas - movimentos de extensão dos membros para proteção

c)...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town