Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Enfermagem

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade


Publicidade

A Construção da Sociabilidade e da Subjetividade dos Pacientes Dependentes de Assistência de Cuidados Especiais

Trabalho enviado por: Juliano Stedile

Data: 30/06/2005

A CONSTRUÇÃO DA SOCIABILIDADE E DA SUBJETIVIDADE DOS PACIENTES DEPENDENTES DE ASSINTENCIA DE CUIDADOS ESPECIAIS

Rio do Sul, junho de 2005


DEDICATÓRIA

A todos os pacientes hospitalizados.


AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar a DEUS!

Agradeço principalmente aos meus pais que, sempre me deram forças e nunca deixaram que eu desanimasse ao longo de todo processo.

A minha Profª. Orientadora: Enfermeira Dangela que, sempre caminhou ao meu lado me guiando e orientando com muita dedicação e paciência e pela sua disponibilidade e pelo fornecimento de material utilizados na preparação desse relatório final, mas agradeço principalmente pela forma atenciosa com a qual ela sempre me atendeu.

Aos pacientes internados que, se dispuseram em me ajudar na obtenção dos dados e pela maneira gentil com que me receberam.

Aos meus amigos e a todas as pessoas que no hospital (Médicos, Enfermeiras, fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogo, Técnicos em Enfermagem, entre outros), que me ajudaram de forma direta ou indiretamente para a realização e conclusão do meu curso e desse relatório.

Agradeço também a todos os profissionais do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Rio do Sul, por estar sempre nos acompanhando neste caminho do aprendizagem.


RESUMO

O presente relatório de pesquisa é referente do Curso de Técnico em Enfermagem, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC – Rio do Sul/SC. Apresenta como objetivo relata os meus dias como estagiário nas dependências do Hospital Regional do Alto Vale do Itajaí, nos setores de Pronto Socorro, UTI Coronária, UTI Geral, UTI Neonatal. Os objetivos específicos são: observação, auxiliar, ter conhecimento como é o trabalho dentro destas unidades e ter conhecimentos dos diversos materiais e equipamentos e dentre elas como seu funcionamento na pratica. A coleta de dados foi feita diretamente nos setores, após os primeiros contatos com a enfermagem responsável pelo setor e posteriormente às demais pessoas que fazem parte da equipe de enfermagem e por fim com os pacientes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram às entrevistas abertas, observações diretas, documentos e registro nos setores. No resultado da análise textual, identifiquei as mudanças psíquicas e físicas que surgem na vida do individuo, e também as mudanças em suas diversas relações, principalmente no seu grupo familiar, a partir do diagnostico da doença.

Palavra-chave: mudança nas relações, grupo familiar, psicologia da saúde.


"Se pode curar, cura.

Se não pode curar, alivia.

Se não pode aliviar, conforta".

(AVERL STEDEFORD apud MARINHO)


INTRODUÇÃO

No presente relatório apresenta as anotações e aprendizagem dos estágios do Técnico em Enfermagem nas unidades do Hospital Regional do Alto Vale do Itajaí, com finalidades de coloca em pratica o que foi estudado em sala de aula.

Este relatório procura identificar também a interferência do paciente traumático dependente de enfermidades temporário ou dependente do mesmo, por sim tratar de certas doenças ou tratamentos com assistência e cuidados especiais, quando apresentam insuficiência respiratória, cardiovascular, ou no caso do paciente grave recuperável.

Também apresento neste projeto o meu estudo de caso, que foi uma longa pesquisa e aprendizagem através da teoria e da pratica em conjunto. Nele estudam-se as patologias de um determinado paciente, suas complicações sinais e sintomas e os procedimentos de enfermagem.

O objetivo dessa pesquisa é fazer com que os profissionais da área da saúde, estejam preparados para exercer os procedimentos a eles destinados, ou seja, avaliar as condições dos pacientes, reconhecer fatores de risco para vida dele, conhecer as indicações e as contra-indicações das múltiplas condutas, entre outras.

Com essa finalidade que a unidade de terapia intensiva é dotada de pessoal altamente treinada, utilizando métodos, recursos técnico, área física e aparelhagem especifica, capazes de manter a fisiologia vital, bem como a sobrevida de pacientes graves, com assistência medica e de enfermagem integrais, continua e especializada.


1 FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 BREVE HISTORICO SOBRE O CONCEITO DE SAÚDE

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é o completo bem estar físico e mental sendo muito mais que a ausência de doença ou enfermidade, ou seja, é o bem-estar biopsicossocial, visto assim como uma tríade: Bio – Psico – Social. Nessa tríade abrange-se o paciente, equipe de saúde e familiares.

Segundo LANE (1994, P.34) "a linguagem existe como produto social, e é através das relações como os outros que elaboramos nossas representações do que é o mundo". Portanto, também os portadores de certar doenças crônicas ou não após iniciarem o tratamento surgem novas relações (equipe de saúde, colegas pacientes do grupo entre outros) e possivelmente suas representações são modificadas.

Segundo o Centro de Informações Multieducação*, na VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília, divulgou-se um novo conceito de saúde que diz:...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town