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A aprendizagem na Natação Infantil de 3 a 6 anos e os benefícios da ludicidade para a criança

Trabalho enviado por: Paula Martins

Data: 21/08/2014

RESUMO

Diante a apresentação deste estudo, vamos esclarecer alguns aspectos relacionados aos ensinamentos da natação infantil dos três aos seis anos de idade. Onde a ênfase é explicar o que é Lúdico e a importância da aplicação da ludicidade durante o processo de ensino-aprendizagem, também é importante lembrar qual a melhor postura que um professor de natação devera exercer diante as fases de ensinamento da natação, pois o trabalho exige um conhecimento muito grande do profissional, já que as crianças passam por varias fases de desenvolvimento limitando assim o seu potencial em determinadas ações. O Estudo também vai ressaltar os benefícios que a pratica da natação ira trazer as crianças quando estas praticam as aulas, aonde os objetivos vão além dos estabelecidos no começo do processo de ensino. Outro assunto que merece destaque e também vai ser discutido no presente estudo, é se a natação auxilia ou não em crianças que possuem doenças respiratórias.

PALAVRAS-CHAVE: Natação, Lúdico, Desenvolvimento Infantil, Aprendizagem, Prevenção de doenças respiratórias.

 

ABSTRACT

Before the presentation of this study, we clarify some aspects related to the teaching of swimming children from three to six years old. Where the emphasis is to explain what is Playful and the importance of the implementation of playfulness in the process of teaching and learning, it is also important to remember that the best posture that a lifeguard should carry forth the stages of teaching swimming, because the job requires a great knowledge of the professional, that children go through various stages of development thereby limiting their potential in certain actions. The study will also highlight the benefits of swimming practice will bring the children when they practice the lessons, where the goals go beyond those established at the beginning of the teaching process. Another issue that merits attention and will also be discussed in the present study is whether or not swimming helps children who have respiratory diseases.

KEYWORDS: Swimming, Ludic, Infantile Development, Learning, Prevention of breathing diseases.

 

1. INTRODUÇÃO

Natação é a habilidade do ser humano e de outros animais de se locomoverem na água, através de movimentos efetuados no meio liquido, geralmente sem depender de equipamentos artificiais, como: flutuadores, pranchas entre outros acessórios que se utilizam para aperfeiçoar o nado. A natação é uma atividade que pode ser ao mesmo tempo benéfica e prazerosa para todas as idades e sexo.

É fato que a maior porcentagem de matriculados nas academias, clubes e estabelecimentos que trabalham com atividades aquáticas, são de crianças, e por isso os professores precisam estar preparados para ensinar a criança a nadar de forma que ela aprenda brincando com as atividades passadas pelo professor.

A intenção dos pais é a aprendizagem da natação e o domínio corporal da criança no meio liquido. Porém, com base nas características da criança nesta fase do desenvolvimento, se questionadas geralmente afirmariam que vão as aulas da natação à procura de diversão e alegria. Então, a piscina pode ser vista como mais um espaço lúdico para a criança.

Segundo Santa Roza (1999), a palavra lúdico significa tanto brincar como jogar. Essas experiências vivenciadas em meio liquido devem ocorrer o mais cedo possível, ou seja, a partir do momento em que a criança nasce ela já pode vivenciar algumas experiências ao meio liquido, seja no banho na banheira, na bacia, seja na piscina de casa, na piscina do clube, na piscina da escola. (FREIRE, 2004 aput Dinâmica Lúdica: novos olhares, p.135)

Existe uma contradição, portanto, nas academias e em outros lugares que ensinam natação, os pais querem como objetivo de ensino, o treinamento de natação, enquanto que as crianças inicialmente visualizam esta atividade como uma atividade recreativa. Assim, mesmo com a abundante procura de alunos pela a prática de natação, o fluxo de adesão e de desistência é ainda muito elevado. Especialistas avaliam o abandono da natação devido às crianças iniciarem muito cedo a prática deste esporte e consequentemente, há uma apreensão pela especialização precoce. Portanto, este estudo é feito sobre natação infantil e visa demonstrar e verificar quais as estratégias motivacionais de ensino que o professor de natação deve utilizar no ambiente de aprendizagem e observar se a ludicidade está sendo empregada com sucesso neste processo, pois ajudará a criança no desenvolvimento das atividades aquáticas que serão realizadas no surgimento das aulas futuras. Também será estudado tudo que se referem à área aquática, os aspectos que influenciam no ensinamento da natação, como as propriedades da água, quais são as fases de aprendizagem da natação, a partir de que idade a criança pode iniciar na natação e também em quais aspectos que a natação pode auxiliar no sentido terapêutico, como por exemplo, nas doenças respiratórias.

É importante lembrar que no aspecto do ensinamento da natação infantil, o estudo esta sendo feito de acordo com as fases de desenvolvimento da criança, pois cada criança responde aos estímulos de diferentes maneiras. (ZULIETTI & SOUSA, 2002).

Este estudo também foi realizado visando apresentar a postura ideal de um profissional da área de natação, onde ele possa atuar especificamente na área do ensinamento da natação infantil.

1.1 - Objetivo

Este estudo visa discutir a importância do lúdico na aprendizagem da natação de 3 a 6 anos, com o intuito de explicar e constatar quais as estratégias motivacionais de ensino que os professores de natação devem empregar no ambiente de aprendizagem e observar se a ludicidade está sendo conduzida de forma correta no decorrer do aprendizado.

1.2 - Problema

Quando a criança de 3 a 6 anos não teve o contato com a água anteriormente e inicia a natação ela tem alguns receios, tais como: insegurança e pode apresentar também alguma ansiedade ou até mesmo desinteresse pela aula e para que o professor possa começar a ensiná-la por ela ainda não estar adaptada ao meio liquido e não ter confiança no professor, ele deve usar de brincadeiras lúdicas para o começo da aprendizagem, consequentemente depois disso ela passará a demonstrar confiança no professor e no que está fazendo ou no que vai fazer durante a atividade.

 1.3 - Justificativa

A atividade aquática para a criança é uma forma de ajudá-la no processo de desenvolvimento na origem de seu crescimento.
Pais colocam seus filhos para começar a praticar natação, com o intuito de que eles já saiam nadando desde a primeira aula, no entanto, o professor deve propor para os dependentes da criança que não as pressionem, para que elas aprendam o nado. O professor deve fazer com que as aulas sejam para a criança uma atividade alegre, prazerosa e divertida, este estudo vem abordar como está sendo ensinado nas aulas de natação, que metodologia o professor deve utilizar no decorrer das mesmas, e como a criança reage a este procedimento de ensino aprendizagem.

 

2. NATAÇÃO E LUDICIDADE

A natação é um meio que o homem desenvolveu para se movimentar dentro da água, em algumas regiões do mundo as crianças aprendem a andar e a nadar ao mesmo tempo, elas começam brincando e com o passar do tempo vão se aperfeiçoando nos nados. (JACKSON, 1957).

Hoje é considerada um dos esportes que mais trás benefícios a saúde não só das crianças, mas também em todas as outras faixas etárias, pois o auxilia na prevenção de doenças cardiorrespiratórias, problemas posturais entre outros, entretanto, ensinada em um ambiente lúdico a criança com a faixa etária de três seis anos principalmente, é estimulada desde o inicio das aulas de natação, visto que as atividades realizadas de forma lúdica são mais prazerosas para ela sem falar em seus benefícios que são oferecidos como: o desenvolvimento da coordenação e ritmo que são conhecidos como desenvolvimento motor geral, a criatividade da criança é expandida por meio da imaginação, o aspecto cognitivo, afetivo e social se torna mais visível, principalmente no aspecto afetivo e social, pois a criança fica mais apegada ao professor e consegue fazer amizades rapidamente com seus colegas de turma, então diante deste fato a ludicidade é algo que torna a prática esportiva divertida onde o simples brincar pode se considerar uma vivencia e como dito acima a criança tem um momento de afetividade e sociabilização pela interação que será feita com outras crianças irá proporcionar diversos sentimentos, além de essas brincadeiras estarem atingindo o professor diante as fases de aprendizagem dos alunos.

A natação para a idade pré-escolar deve ser ministrada recreativamente, por isso que é fundamentada em muitos conhecimentos para a criança, nesta fase ela amplia seus aspectos sensório-perceptivo e sensório-motores globais, que propicia um desenvolvimento integral da mesma.

 “A importância, enfim, da Natação, dentro de uma visão lúdica para crianças de três a seis anos, é ser um espaço de experimentação, para que a criança vivencie situações de qualidades variadas, sensações de alternância de tensão e distensão, prazer e desprazer, acompanhados da necessidade de expressividade motora. Tudo isso vai fazer com que a criança perceba seu próprio corpo, a nível motor e cognitivo. E principalmente afetivo, pois a criança esta envolvida corporalmente.” (CORRÊA & MASSAUD, 2004 input Natação na Pré- escola, p. 119)

Os jogos nesta fase da vida da criança têm uma importância essencial no seu desenvolvimento físico e mental e também ajuda a contribuir com a percepção do mundo exterior. Ao estabelecer brincadeiras à criança constitui também alguns vínculos sociais com seus colegas, ela descobre sua personalidade e prepara para a vida adulta.

Ao final dos dois anos a crianças se interessa a brincar com recipientes que transfira a água de um lugar para outro, o professor pode usar esse interesse para a fase de adaptação da mesma nesta idade.A fase da segunda infância que é a fase da pré-escola as crianças de três a seis anos se interessam por carros, locomotivas, já na fase dos três aos cinco anos os brinquedos de pegar são os favoritos, depois que passa esse período, já esta havendo uma adaptação de meninos e meninas.

Os jogos lúdicos aplicados ao ensinamento da natação infantil podem ser baseados basicamente na imaginação, ou jogos onde possam existir regras estabelecidas. Podemos citar alguns jogos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da natação infantil:

- O Passeio no Zoológico – Que é um jogo onde o objetivo é trabalhar a flutuação com a criança, onde são espalhados diversos brinquedos flutuantes em forma de animais, e a criança deverão imitar os animais que estão flutuando e ficar sobre a superfície da água, com ou sem o auxilio do professore fazer um passeio sobre a piscina ou “Zoológico”;

- Brincadeira de Pega-Pega – Onde o objetivo dessa brincadeira é proporcionar a Propulsão de pernas, ele se inicia com as crianças utilizando o auxilio de bóias ou espaguetes, o professor então será o pegador e devera fazer uma contagem de 15 segundos para que as crianças se espalhem dentro da piscina, logo depois ele vai começar a busca pelas crianças e que ser pego será o novo pegador e devera fazer o mesmo procedimento realizado pelo professor;

- Brincadeira do tesouro – Cujo objetivo desta brincadeira é fazer a imersão, ela se inicia com o professor escondendo no fundo da piscina diversos brinquedos, e então as crianças no comando do professor deverão fazer a imersão e procurar os brinquedos escondidos e entregarem para o professor.

É importante ressaltar que essas brincadeiras apresentadas são apenas algumas que podemos utilizar no processo de ensinamento da natação infantil, existem diversas outras que também vão auxiliar o ensinamento. Uma vez que nas aulas de natação para crianças é fundamental que o professor mergulhe na aventura dessa emoção em meio liquido, entrando na piscina e participando com as crianças das brincadeiras.

A melhor definição que sem tem sobre o que é nadar, é o ato de se deslocar dentro d água com movimentos propulsivos de braços e pernas. A natação é um esporte que foi desenvolvido através da observação...

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