Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Biologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade



Publicidade

A Água

Trabalho enviado por: Guilherme do Nascimento Silva

Data: 22/04/2003

A Água

I – INTRODUÇÃO

Pouca gente talvez, ao beber um copo de água ou ao abrir uma torneira, tem pensado de onde ela vem. No entanto, diariamente milhares de pessoas estão no mesmo instante abrindo também uma torneira para beber, para cozinhar, para tomar banho ou lavar roupa.

Milhares de fábricas gastam enormes quantidades de água; milhões de pessoas retiram água de poços, de rios e de lagos. De onde vem toda essa água? Como ela vai para os poços? Como se obtém os milhões e milhões de litros de água consumidos diariamente nas grandes cidades?

Para responder estas perguntas é necessário remontar a origem das coisas deste mundo. A água é mais velha que todos os animais, mais velha do que as ervas e do que as árvores. Em resumo a água é mais velha do que tudo que vive na superfície da Terra. Sem água nada poderia viver e toda a terra seria seca e árida como um deserto.

De onde veio a água pela primeira vez ninguém sabe com certeza. Sabemos que quando a Terra, que era uma massa incandescente, começou a esfriar a água existia apenas no ar, em forma de vapor.

A Terra foi esfriando e o vapor d'água também, até chegar a uma temperatura em que este vapor condensou-se e tomou o estado líquido caindo em forma da chuva sobre a superfície do globo terrestre. Esta água esta agora nos oceanos, nos lagos, nos córregos, nos leitos dos grandes rios e brota do chão para formar os riachos.

A água cobre hoje três quartos de toda a superfície terrestre e quatro quintos do nosso corpo é formado de água.

Na Indústria, a água é muito importante. Se em casa precisamos de água boa para beber, cozinhar ou fazer limpezas, na indústria também ocorre o mesmo.

A quantidade de água usada na indústria é tão grande que ultrapassa todos os outros materiais usados por ela. Enfim a água é indispensável para todos que vivem na Terra.

II – Desenvolvimento

1 - O que é água ?

A água é uma substância química natural estável conhecida pela fórmula H2O. Cada molécula da água é composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Podemos decompor, isto é, "quebrar" as moléculas de água, de forma a separar o hidrogênio do oxigênio. No entanto, as propriedades do hidrogênio e oxigênio, quando separados, são totalmente diferentes das propriedades da água, eles se tornam gases. Dessa forma, a molécula de água é a menor partícula que ainda conserva as propriedades da substância água.

A água pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. Ela está em contínuo movimento graças à ação do calor do Sol e da força da gravidade.

A água própria para o consumo chama-se água potável, ela é incolor, não tem sabor e não tem cheiro. O homem utiliza a água para quase tudo como: beber, preparar alimentos, realizar higiene pessoal, limpar coisas e lugares, produzir energia elétrica, irrigar as plantações, na navegação, etc.  

2 – A água em nosso planeta

A água é encontrada no estado líquido em nosso planeta em grande abundância, ¾ da superfície da Terra são recobertas por água e ¼ é recoberta pela superfície terrestre. A água salgada que são os mares e oceanos, cobre cerca de 97% de toda água existente sobre a Terra. Os restantes 3% representa o estoque de água doce, onde cerca de 1% de água doce é disponível para consumo humano e 2% é o estoque de água em geleiras ou grandes profundidades. E toda esta água não está distribuída de maneira uniforme. Em alguns lugares sobra, em outros falta.

A Terra é, na verdade, um dos planetas mais bem dotado do Sistema Solar. Somente ela apresenta temperaturas de superfície que permitem à água existir em seus três estados: líquido, sólido e gasoso. Somente ela, ao que se saiba, possui chuva, rios e oceanos.

O grande volume de líquidos dos oceanos , em constante agitação, foi a fonte de vida na Terra e ainda é essencial à sua existência. Essa grande quantidade de água age como um reservatório de calor, influindo sobre o clima e impedindo que as temperaturas se tornem exageradamente altas ou baixas. Os mares, além disso, constituem uma importante fonte de alimento e uma reserva preciosa de minerais e energia. São a via de transporte e de lazer.  

3 – A água nos seres vivos

A água, tal como o Sol, é muito importante para a vida na Terra. As plantas verdes captam a energia radiante solar e utilizam-na no processo da fotossíntese que transforma, por meio de reações químicas, a água, o dióxido de carbono e sais minerais em compostos orgânicos, que são indispensáveis aos seres vivos como fonte de energia e para constituição e renovação das células.

A fotossíntese liberta ainda oxigênio livre para a atmosfera que permite a respiração aeróbia. Assim, só depois do aparecimento na Terra da fotossíntese se puderam desenvolver os animais. Estes não têm, como as plantas verdes, capacidade para fabricar compostos orgânicos a partir de um ambiente inorgânico e, por isso, nutrem-se de plantas e outros animais, formando-se cadeias alimentares.

Até mesmo sementes que aparentam estarem secas, tem mais ou menos 15% de água. Nesse estado, elas não dão a impressão de estarem vivas, mas quando elas recebem água, germinarão, produzindo novas plantas.
Os...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town